Entrevista

                                                  A Fada que Perdeu as Asas 

                                                            Um bate-papo com a autora de 'Da tua Rosa'  

                                               
                                                "Somos uma mistura de erros que cometemos e acertos que desejamos cometer"
                                                                                                  Da tua Rosa, Laís Lacet


   Contista, romancista e poetiza, Laís Lacet é uma fada sem asas que se diz paraibana, muito embora nós desconfiemos que ela veio mesmo é da Floresta Cinzenta, cenário de uma de suas histórias. Quer conhecer um pouquinho mais dessa fantástica escritora? O 'Segunda Estrela á Direita' preparou uma deliciosa entrevista!! 💜

Segunda Estrela á Direita - Para você, quem é a Laís Lacet? 
Laís - Caramba, essa eu sempre acho capciosa, mas sempre me apresento como uma louca. Acho que é influência de Alice “as melhores pessoas são loucas”. De toda forma, sou paraibana e escritora com orgulho, estou me formando em Engenharia Civil, sou escorpiana, tenho 22 anos e também sou uma traça de livros nas horas vagas.

Segunda Estrela á Direita - Como surgiu a ideia de escrever 'Da tua Rosa', sua fantasia medieval no Wattpad, e quais os principais motivos que lhe levaram a optar por uma narrativa epistolar? 
Laís - Basicamente a Rosa sempre esteve comigo. Como uma espécie de “amigo imaginário”, mas só uns anos atrás que eu sonhei com uma das cenas da história e a ideia não saía mais da minha cabeça. A decisão por fazer uma narrativa epistolar veio por vários motivos. Primeiro o desafio. Eu costumo gostar de me propor algum desafio na escrita, me tirar um pouco da minha zona de conforto. Como adoro o Drácula de Bram Stoker (que é epistolar) quis que a Rosa contasse a própria história assim. De certa forma, deixa o leitor mais próximo da personagem. As cartas dos outros personagens foram um acréscimo recente, não planejava que fosse assim, mas senti a necessidade de mudar o ponto de vista em algumas situações, explicar relações que a Rosa não conseguia. Assim surgiram as cartas do Gael, da Ryona e até mesmo de outros personagens.




 Segunda Estrela á Direita - Na sua opinião, quais os pontos positivos e negativos de publicar no Wattpad?
Laís - Eu gosto de como você tem o feedback, dá pra perceber o que funciona e o que não funciona. A história tem uma dinâmica diferente, é como se ela fosse um periódico, uma revista, uma série que as pessoas vão acompanhando. Isso faz com que cada capítulo tenha que fisgar o leitor por si só. E esse é um dos pontos negativos também, às vezes a história demora a se desenvolver (por motivos de escolha do autor) e sem muitos acontecimentos há poucos leitores.
Na verdade, toda a busca por números é uma combinação agridoce. Em parte é legal ter views e votos, mas isso também pode te deixar um pouco “viciado” e você termina esquecendo o motivo pelo qual escreve.

Segunda Estrela á Direita - Apesar de ser uma autora do Wattpad, você já tem um livro físico publicado, 'A Guardiã', parte da duologia 'As Relíquias de Aether'. Um sonho de muitos escritores da plataforma, me incluo nisso, é ver suas obras em uma editora. Conte-nos mais sobre essa experiência.
Laís - Antes do Wattpad eu publicava no Nyah e A Guardiã foi inicialmente postado lá na íntegra. Toda a experiência com a editora foi uma montanha russa. É maravilhoso publicar, é um sonho de fato, mas tem muito no mercado literário que é desanimador. É preciso paciência. Não posso reclamar da minha experiência com a Lótus. Foi uma publicação gratuita, na qual eu não tive muitos gastos a princípio. Porém, a questão da divulgação é algo insano. Seu livro só vai ser falado se você fizer parcerias e aí estão os maiores gastos.




Segunda Estrela á Direita - Quais seus autores preferidos? Eles de alguma forma te influenciam na hora da escrita?
Laís - Um ano atrás eu falaria J.K. Rowling sem titubear. Mas Mary Shelley ganhou um espaço no meu coração. Amo essas duas escritores, assim como adoro Edgar Allan Poe e Machado de Assis. O que leio sempre me influencia, direta ou indiretamente, tanto que evito ler nos períodos que estou escrevendo.

Segunda Estrela á Direita - Qual seu primeiro contato com a leitura? E com a escrita?
Laís - O primeiro contato com a leitura foram os contos de fadas, eu acho. Fábulas infantis, coisas do tipo. Já com a escrita se deu por meio do meu avô que escrevia e discutia ideias comigo, com algumas atividades do colégio ele me falava que eu devia escrever mais, mas só depois de 2013 que realmente passei a levar a coisa mais a sério, mas eu sempre escrevi. Seja em cadernos, seja nos RPGs que participava desde 2009.

Segunda Estrela á Direita - E a relação com os leitores? O que gostaria de dizer á eles neste momento? 
Laís - Eu só tenho a agradecer. Cada leitor me traz uma alegria que não sei explicar, seja pelos comentários, seja pelas mensagens enviadas. De verdade, eles são um dos maiores motivos de eu jamais largar a escrita.

Segunda Estrela á Direita - Já trabalha em novos projetos? Se sim, pode nos adiantar algo sobre eles?
Laís - Eu tenho uma antologia que se passa na Ditadura Militar, mas requer muita pesquisa e eu não me pressiono a escrever os contos por ser um tema um tanto quanto “pesado”. Fora isso, A Deusa (continuação de A Guardiã) está nos meus projetos para finalizar esse ano e revisar ano que vem. Também tenho algumas várias ideias, mas até terminar Da tua Rosa e A Deusa não sei em qual vou me focar.


Bate-Bola, Jogo Rápido

Um livro: Papisa Joana.
Um autor(a): Mary Shelley.
Um filme: Sociedade dos Poetas Mortos
Uma série: Penny Dreadful
Uma música: Layla – Eric Clapton
Lugar que deseja conhecer: França.
Uma cor: Vermelho
Personagem fictício(a): Luna Lovegood
Uma princesa da Disney: Esmeralda (conta? Espero que sim)



   Agradecemos á Laís por nos conceder essa linda entrevista. 
   Caso queira conhecer suas histórias, deixaremos aqui o link de seu perfil no Wattpad: https://www.wattpad.com/user/LaisLacet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista

Entrevista